Sociologia urbana ou o que está por detrás das janelas
Eu tenho uma mania. Acho que até já falei aqui dela... gosto de espreitar para dentro das janelas e pensar como é a casa que está detrás do vidro. Como são as pessoas que vivem ali. Ir na rua e ver uma biblioteca de parede a parede é daquelas coisas que me faz respirar fundo.
E isto dito assim... parece que tenho realmente um problema. Mas não. É apenas um gosto. É, para mim, quase como ver uma revista de decoração, ou um perfil arrumadinho de instagram, ou, na melhor das hipóteses, um exercício de criatividade. Quero com isto dizer que não é doentio. E não me irão ver a espiar as casas dos outros. Embora nalgumas gostasse de ser convidada a entrar.
A semana passada ouvi um podcast sobre casas. Ou melhor, sobre sociologia urbana e da habitação. Como as casas foram mudando, o porquê de algumas zonas serem como são, o tipo de casas e bairros, a distribuição das divisões no espaço, pormenores como algumas portas, campainhas, elevadores, entre outros.
Durante o podcast fui voltando às casas onde já vivi, descobri pormenores sobre cada uma delas que antes me pareciam lógicos, mas sem ter percebido bem do seu porquê. Nesse passeio, sobretudo por Lisboa, também fui sabendo mais sobre algumas zonas da cidade e da próxima vez que passar por cada uma delas, vou vê-las com outros olhos. Aí o exercício vai ser diferente, encontrar os pormenores referidos no podcast.
Muito, muito interessante!
O podcast é o 45 Graus e o episódio é o #80 - Da evolulção da casa e da sociedade no Séc.XX ao boom imobiliário em Lisboa e no Porto.