Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

Quero ler mais em 2019!

via

 

Ainda esta semana trocava umas mensagens com uma amiga sobre as nossas leituras de 2018. Continuo a achar que ela leu mais que eu… ela acha que não. Mas também não fizemos o acerto de contas.

 

Essa minha amiga tem uma capacidade que me ultrapassa: consegue ler de tal maneira que passados anos ainda se lembra de pormenores, de citações e de nomes de personagens. Eu não consigo nada disso. É preciso o livro marcar-me muito para fixar esses pormenores. E por isso acho sempre que ela lê muito melhor que eu, ou melhor, que ela lê.

 

É verdade que ler em transportes públicos, durante viagens ou de forma espaçada no tempo dificulta o processo de assimilação. Talvez seja por isso que tenha lido menos este ano… esse entre outros motivos. Mas também é verdade que já pensei que quero ler mais o ano que vem, vai ser um dos meus objetivos.  

 

Entretanto, hoje ouvi um episódio do podcast Happier, da Gretchen Rubin, cujo título é “Planos para ler mais em 2019”. Nem mais! E lembrei-me de escrever este post, uma espécie de brainstorm de ideias para motivar a leitura. Aqui estão:

 

  1. Definir um número de livros que queremos ler
  2. Escolher os livros que queremos ler durante o ano. No podcast sugerem ter uma prateleira onde apenas colocam os livros que querem mesmo ler
  3. Participar num Clube de Leitura – A Maria e a Filipa criaram o Clube de Leitura Slower – estou a pensar participar
  4. Combinar com umas amigas um livro para ler durante um mês e depois combinar um encontro para falar sobre o livro. Esta ideia é baseada no filme “Do jeito que elas querem
  5. Definir períodos de leitura privilegiada (no meu caso são as férias, claramente!)
  6. Ter uma lista de “imperdíveis” ou clássicos que todos deviam ler e ir riscando à medida que vamos lendo

 

Mais alguma sugestão? Mais alguém que queira alimentar o hábito e gosto pela leitura?

 

 

3 comentários

Comentar post