Problema Literário - Verão 2019
O problema literário deste ano estava a ser mesmo um problema… há tantos livros que eu quero ler e tão pouco tempo para isso… Depois queria levar poucos… 3-4 achava eu… não deu… vou levar 6!
A seleção deste ano acabou por ser feita tendo em conta dois critérios: livros sobre viagens e livros que não acabei. Por norma leio mais do que um livro ao mesmo tempo. Tenho uma característica enquanto leitora, que às vezes é um grande defeito: enquanto não acabo o livro, lembro-me da história. Isso faz com que quando volto a pegar nele consigo continuar do ponto onde parei. Curiosamente, há imensos livros que quando acabo… a história “desaparece” da minha memória e não fica registado… É uma coisa estranha…
Assim sendo, aqui está a lista dos premiados para este Verão:
- Marco Polo – Viagens: quando era miúda davam uns desenhos animados sobre as viagens do Marco Polo. Eu detestava! Hoje, acho que chegou a altura de ler esses relatos. Comprei o livro na Feira do Livro, estava lá a olhar para mim quando eu ia a passar… agora vai comigo de férias!
- Dalai Lama: a minha prima trouxe-me o livro de uma das suas viagens. É o contributo dela para eu riscar da minha lista o ponto “ler uma biografia”.
- O Tango da Velha Guarda (Arturo Pérez-Reverte): aventura na Riviera Francesa, viagens e mistérios, bom para tardes de praia.
- Regresso a Mandalay (Rosanna Ley): a amiga que me emprestou este livro disse-me que era livro para ler nas férias. Aqui está ele!
- A minha família e outros animais (Gerarld Durrell): o motivo para levar este está aqui… e este fui buscá-lo à bonita Biblioteca das Galveias.
- Auto-retrato do Escritor enquanto corredor de fundo (Haruki Murakami): Outro dos que está por terminar e que faz sentido terminar nestas férias. Já aprendi algumas coisas, com e sobre o Murakami, nas páginas que li. Este Verão é mesmo a altura certa para refletir em alguns aspetos sobre mim, através dos treinos e das corridas do Murakami.
E vocês vão dedicar-se à leitura no Verão? Que livros escolheram?