Problema Literário II
Quando partilhei aqui o meu Problema Literário referi que "cada um deles (livros) tem a sua missão e propósito". E essa afirmação levantou um comentário em tom de pergunta: "porquê?".
Viajar é algo que gosto muito. E com livros podemos viajar muito, mas há alguns que nos fazem querer ir mais longe, ou mais perto, a cidades, praias ou países. Foi isso que aconteceu com o "Não se encontra o que se procura", "A vida no campo" e penso que também acontecerá com o "África Minha". Por isso os queria levar comigo nas férias. Quero andar de barco e atracar numa ilha da Croácia, quero ir aos Açores e redescobrir o seu verde, as suas pessoas e a sua calma. Quero ir até um tempo que não é o nosso e descobrir uma África que não é minha, mas sentir o seu calor e imaginar as suas cores. (Por falar em viagens...A revista Estante (Fnac) de Agosto é dedicada às viagens. Recomendo!)
Através da vida nos bosques do Thoureau ("Walden") gostava de perceber um pouco mais sobre os básicos para depois, com a ajuda da Gretchen Rubin, pensar no que quero que seja o meu "Projeto Felicidade".
Sei que desse projeto faz parte cuidar do meu corpo. Dizem que o corpo é o nosso templo, não é? Nem preciso de ser a mais bela de todas, contudo, quero estar bem. Lembram-se de "pôr creme todos os dias"? É por isso que o livro do Dr. Clarins está na minha lista.
E porque "practice makes perfect", um livro em Espanhol. Não adianta passar as manhãs de sábado a aprender e depois não fazer os trabalhos de casa. Ler, ouvir e escrever são também formas de encaixar e aprender uma língua nova. E embora o Espanhol pareça muito fácil pela proximidade... a verdade é que tem os seus quês.
Chegamos então às leituras da areia. Não sei explicar muito bem o que são... são aqueles livros que se lêem bem, com uma história boa, com ou sem drama. Não são livros técnicos mas ensinam-nos sempre qualquer coisa. Também nos permitem viajar. E tudo sem termos de dispender de muita atenção e cálculo mental para acompanhar a história.
Agora que voltei de férias posso dizer que não levei todos os livros comigo. Tive efetivamente que fazer escolhas. Entretanto juntei mais uns quantos à lista de livros a ler. Essa lista que está sempre a aumentar...