Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

"O fim de uma viagem é apenas o começo de outra"

via

 

Sigo o blog da Sofia há muito tempo. Encontramo-nos de vez em quando e os nossos encontros são sempre momentos curtos, mas felizes. E hoje partilho aqui um texto que ela publicou, do José Saramago, sobre viagens. 

 

«O fim de uma viagem é apenas o começo de outra. É preciso ver o que não foi visto, ver outra vez o que se viu já, ver na primavera o que se vira no verão, ver de dia o que se viu de noite (...) É preciso voltar aos passos que foram dados, para repetir e para traçar caminhos novos ao lado deles. É preciso recomeçar a viagem. Sempre.» | josé saramago | 

 

Nunca li nada do Saramago. Tenho um dos livros dele em casa, à espera do momento em que me vou dedicar dedicadamente à sua leitura. Mas hoje, quando li este excerto, fez tanto sentido que achei que devia publicá-lo aqui. 

 

A leitura literal destas frases diz grandes verdades. Um destino no Verão é tão diferente se o visitarmos no Inverno. Cada viagem que fazemos aos mesmos lugares pode sempre trazer-nos experiências novas, perspetivas novas, ruas novas, pessoas novas.

 

A leitura das entrelinhas diz ainda maiores verdades. 

Se pensarmos em todos os recomeços que vamos tendo ao longo da vida... todos eles nos dão novas oportunidades. É preciso ver o mesmo com outros olhos, é preciso dar espaço a novas aventuras, mas também é preciso muitas vezes repetir os mesmos passos, nem que seja para os darmos com mais certezas, com mais força e mais vincados. Precisamos recomeçar a viagem sempre com aquele entusiasmo que temos quando vamos de férias ou quando vamos pela primeira vez a um novo destino. Entusiasmados, empolgados, disponíveis e ávidos de coisas boas!

 

Nem sempre é fácil. Acreditem que sei isso muito bem. Mas vou guardar esta frase na minha agenda e colocar junto do meu computador para ler sempre que sentir que me estou a esquecer dela. "É preciso recomeçar a viagem. Sempre."

 

 

PS: quando eu era pequena havia um carrocel na feira em que o senhor anunciava "Nova corrida, Nova viagem, no carrocel Selva!" Também me parece adequado :)

 

 

2 comentários

Comentar post