Não te esqueças da escova de dentes
Quando andei a estudar o assunto "plástico", na altura do desafio do mês de Julho, houve duas coisas que me ficaram na cabeça: a quantidade de palhinhas consumidas, e a facilidade com que vão parar ao mar, e as escovas de dentes. Uma coisa tão básica que nem pensamos nela.
Ora, por ano são produzidos 3,6 biliões de escovas de dentes em plástico e quase todas acabam por ir parar a aterros ou ao mar. Como ouvi nessa altura, a nossa primeira escova de dentes ainda anda por aí! Não é incrível?!
Como já disse, substituo a escova de dentes na mudança da estação (e nem quero fazer as contas para ver quantas escovas já terei usado na vida!). Com a chegada do Inverno chegou também a altura da mudança para a escova de bambú, algo que já tinha planeado há tempos.
Já tinha convencido um dos meus colegas a fazer esta transição. Ele mudou primeiro que eu. O feedback foi positivo, embora me tenha dito que nas primeiras utilizações sentimos uma ligeira aspereza o que não acontece com as escovas de plástico que têm um plástico bem polidinho. E eu concordo com ele. Mas é como se costuma dizer: primeiro estranha-se, depois entranha-se.
Estas escovas estão à venda sobretudo em lojas biológicas, ou de produtos a granel (eu ainda não vi à venda em nenhuma grande superfície). Contudo, e para quem não tenha fácil acesso a uma destas lojas, ou até tenha alguma preguiça, há uma empresa portuguesa que torna esta troca de escovas num processo mais fácil e rápido.
A The Bam & Boo Toothbrush envia uma escova de dentes para a nossa morada, com a periodicidade que definirmos. É uma subscrição de escovas de dentes: escolhemos a cor que queremos (5 cores à escolha), a frequência do envio e depois recebemos a escova na caixa do correio. As escovas são de bambú cultivado de forma sustentável e são biodegradáveis, só as cerdas é que são de nylon (sem BPA). Há tamanho para adultos e tamanho para criança. Cada escova tem um custo de 4.99€ e não se pagam portes de envio. Apesar de ter comprado a minha numa loja bio acompanhei o processo da compra do meu colega e por isso posso dar referências. :)
5€ por uma escova de dentes é muito, é verdade. Mas é um preço a pagar por um papel que queremos ter na preservação do planeta. Nalguns casos, como até é o meu, é também uma questão de saúde uma vez que o plástico tem nela um impacto ainda mais negativo.
Já alguém fez esta troca: plástico por bambú? Ficaram curiosos? Estão a pensar experimentar?