Leveza, a palavra do ano
Não me lembro de quando comecei com esta ideia de ter uma palavra para o ano. Aqui no blog falei da palavra de 2013 que é bem capaz de ter sido a primeira. Disciplina. Depois dessa já tive sofisticação, destralhar e hygge. Falta-me uma…
A deste ano teimava em não aparecer. Não havia nada que me cativasse e eu dissesse: é isto que eu gostava que representasse o meu ano! Até que me cruzei com três sílabas que fizeram o click: LEVEZA.
Depois de refletir um bocadinho sobre ela, e de ir ver os seus significados, cheguei à conclusão que me tinha escolhido e assim encontrei a minha palavra para 2018.
E o que é isso da palavra do ano? Para mim é uma palavra que representa o que quero que esse ano seja e que sobretudo me ajuda a tomar decisões. É verdade… quando chega a altura de tomar uma ou outra decisão, em vez de fazer um-do-li-tá pergunto “isto faz-me sentir leve?” ou “esta situação vai trazer-me leveza?”, por exemplo.
Convém ser uma palavra que se adapte a um conjunto mais abrangente de coisas, para podermos usá-la em várias situações e/ou para nos poder guiar durante o ano.
Como disse, depois de pensar um bocadinho, leveza pareceu-me mesmo muito bem. Para o meu ano quero sentir-me leve, ter menos preocupações, continuar a reduzir o número de coisas que tenho, ouvir música e dançar, aproveitar as férias e viajar ao sabor do vento, quero irritar-me ainda menos e desvalorizar o que não é importante. Basicamente é isto.
Entretanto, enquanto escrevia este texto acho que me lembrei da palavra que faltava, se não estou em erro era felicidade.