L de Livros: Ana Almeida
Sabem aquelas pessoas que conhecemos num contexto totalmente diferente e que percebemos que podíamos ser amigas?! Foi assim que conheci a Ana! E foi isso que aconteceu, ficámos amigas!
Praticamente nunca nos vemos, falamos às vezes mais regularmente, outras vezes, de forma mais espaçada no tempo. Trocamos mensagens sem grandes palavras mas que dizem muito. Muitas delas têm números escritos que dizem: lembrei-me de ti!
A Ana fez comigo aquilo que pouquíssimas pessoas, nas mesmas condições, fariam. E isso diz muito sobre ela!
Trocamos ideias meio loucas, partilhamos experiências, falamos de coisas que vão acontecendo e que achamos que a outra ia gostar de ver ou saber, partilhamos a nossa criatividade. E por tudo isto e mais umas coisas, convidei-a a contar-vos sobre as suas leituras! Enquanto escrevia estas palavras lembrei-me que não lhe contei uma coisa que ela vai gostar de saber. Já lhe vou enviar uma mensagem. Primeiro deixo aqui as respostas dela!
O meu livro favorito quando era pequena: talvez o "O pequeno livro dos medos" do Sérgio Godinho. Foi dos primeiros livros onde reconheci emoções e sentimentos que já tinha sentido mas não sabia identificar.
Estou ansiosa por ler: os dois últimos volumes da saga A Minha Luta, de Karl Ove Knausgård e o "Despertar os leões" da Ayelet Gundar-Goshen.
Um livro que mudou a minha vida: Difícil escolher só um. Não sei se mudou a minha vida, mas abriu um novo mundo, "Pela estrada fora" do Jack Kerouac.
O meu livro favorito para dar como presente: "Pensei que o meu era Deus" do Paul Auster. Se gostarem de biografias, “O Meu Último Suspiro” do Luis Buñuel.
Uma personagem que eu admiro: Tenho um fascínio pelas personagens do Murakami. Os heróis dos seus livros são sempre anti-heróis. Gostei particularmente de uma personagem secundária, o Oshima, no Kafka à beira mar e do Rato, que aparece em muitos dos seus livros.
O que está na minha mesa: "Moby Dick" do Herman Melville e "Delírio" da Laura Restrepo.
Organizo a minha estante de acordo com: Apenas junto os livros do mesmo autor.
A minha livraria preferida: Gosto da "Flâneur" do Porto, embora atualmente faça mais compras online.
Adoro ler porque: Adoro a ansiedade de saber histórias novas, de ter perspetivas novas. Já descobri muitas coisas sobre mim, através da leitura. Mas gosto de ler, porque me dá felicidade.
Um livro do qual nunca me vou separar: Não sei porque tenho tanta afeição por este livro, até porque nunca li nada mais desse autor, mas gosto de revisitar o “Naíf super” do Erlend Loe. A "Insustentável leveza do ser", também foi um marco na minha vida e tenho muitas memórias desse livro.
Se não for antes... até 4ª feira!