DESTRALHAR: Produtos de beleza
Já vos tinha mostrado o o que fiz à mesa onde tenho a maioria dos meus produtos de beleza quando me dediquei a limpá-la da tralha que tinha em cima. Mas, embora a missão destralhar já se encontre em velocidade cuzeiro, há sempre mais onde melhorar.
E quem é que não tem gavetas, bolsas, caixas e caixinhas cheias de produtos de beleza que não usa? Quem é que não acha que a sua rotina de beleza está tão cheia de produtos que depois ou não usa ou usa sempre os mesmos?
Ora para podermos dar a volta a isto aqui ficam umas dicas (se quiserem chamem uma amiga!):
- Tirar tudo das gavetas, caixas, bolsas e afins e colocar em local bem visível: pode ser em cima da cama, do armário da casa de banho, no chão, na mesa da cozinha, onde der mais jeito;
- Separar as coisas por categorias: produtos para ocasiões especiais, produtos que usam no dia a dia, produtos que não usamos e estão fora da validade e aqueles que até podemos usar se... e os que estão em duplicado, triplicado...
- Analisar bem cada categoria: porque é que eu guardo estes produtos para ocasiões especiais? Será que apenas os posso usar em festas e dias mesmo especiais ou podem ser usados no meu dia a dia? Quando o uso sinto-me especial e por isso é que fica sempre à espera "da" ocasião? E os produtos do dia a dia: as cores ficam bem? gosto das texturas? O que falta para passar a usar este ou aquele produto? (às vezes o que falta é lembrarmo-nos que ele existe...) Quanto aos que passaram a validade... aqui o que importa perceber é porque é que não os usámos até ao fim para não voltarmos a cair no mesmo erro.
- Colocar cada coisa no seu lugar: agora que já deitámos fora o que não usamos, juntámos os produtos duplicados e vimos o que usamos no dia a dia e em dias especiais podemos arrumar tudo novamente. Sugiro que os produtos das ocasiões especiais estejam num lugar, os do dia a dia estejam sempre à mão e os duplicados fiquem em local onde possam ir buscá-los quando acabar algum dos que estão a usar.