“Como é que Buda ensinaria Introdução à Economia?”
Descobri o 10% Happier há muito pouco tempo. Primeiro ouvi o episódio com o Dalai Lama. Achei piada e fui ouvir outro. Não associamos muito o Buda à Economia mas, como tudo na vida, muitas vezes é tudo uma questão de perspetiva. Clair Brown diz que a Economia Budista se baseia em dois princípios: a natureza humana e o que é a felicidade. No Budismo, pelo que percebi, acredita-se que a natureza humana é ser bom e altruísta e que a felicidade dos outros é também a tua felicidade. E é daqui que vem a grande mudança. Foi a partir daqui que desenvolveu a sua teoria.
No podcast fala sobre o desapego aos bens materiais, sobre sustentabilidade, sobre qual o impacto das nossas compras e hábitos, sobre comer carne e andar de avião, sobre o uso da eletricidade ou de uma manta quentinha, sobre qual o nosso contributo para a sociedade em que vivemos.
Diz ainda que precisamos de apreciar a vida e que, basicamente, nascemos para ser felizes. E daí a “definição” do que é ser economista budista: focarmo-nos no que é importante para nós e encontrar espaço na nossa vida para isso.
E tudo isto parece muito filosófico e sério, mas a conversa entre os dois (Clair Brown e Dan Harris, o entrevistador) é tão fluída que a determinada altura até parece que podia ser uma conversa entre dois amigos, em que um tenta convencer o outro de uma teoria que desenvolveu recentemente. Uma daquelas teorias fora da caixa.
Podcast: 10% happier – #70 Clair Brown, Economist, Author of "Buddist Economics"
Duração: 41 minutos
(não consegui o link direto para o episódio... eu oiço num leitor de podcasts...)