A minha palavra para 2019
“Aprenda a maravilha, cultive o espanto. Viva, Ame, Acredite.”
As Palavras do Ano, como tantas outras ideias que temos no início de um novo ano, são como lufadas de ar fresco. Acreditamos que o novo ano vai ser diferente, que vamos mudar isto ou aquilo, que a nossa vida vai dar uma volta… essas coisas! Na verdade só muda uma data, nós é que queremos um pretexto para fazer alterações (eu então… arranjei 4 pretextos) e por isso pedimos desejos, contamos passas, badaladas em contagem decrescente, escolhemos palavras.
Ainda não tinha pensado muito na palavra para 2019 até que comecei a escrever os postais de Natal. Costumo pensar numa frase que escrevo em todos os postais à qual acrescento uma mensagem individual para cada pessoa. A frase deste ano (a que está no início deste post) é do Papa Francisco. Cruzei-me com ela na contracapa de um livro e identifiquei-me muito com o que diz. Cada vez que a replicava em mais um postal, mais sentido fazia! Até que se fez luz. MARAVILHAR era a minha palavra para 2019!
A Palavra do Ano é aquela que nos vai “guiar” durante 365 dias, como a Estrela Polar que nos orienta. Também é a palavra que traduz aquilo que queremos para o ano em causa e que deixa marcas para os anos futuros.
Eu quero aprender a maravilha e cultivar o espanto! Quero viver, amar e acreditar! Tal como sugere o Papa Francisco. E nas várias áreas da vida! Se virmos bem, esta citação pode ser toda ela uma orientação. Mas “maravilhar” resume-a bem. Maravilhar-me com tudo o que está à minha volta, com todas as coisas boas que tenho pela frente e com as soluções para os problemas e obstáculos que encontrar.
A minha Palavra do Ano é MARAVILHAR, e a vossa?