MISSÃO DESTRALHAR - QUARTO DAS VISITAS DIA 2
Dia 2
O Dia 2 foi o mais divertido!
O bichinho de deitar coisas fora juntou-se à sensação de perceber que a maioria das coisas eram efetivamente lixo e, por isso, foi o dia em que vi um maior resultado.
Ao mesmo tempo, a sensação de que ao deitar algumas coisas fora estava a deitar fora pedaços da minha história, fez-me pensar...E cheguei a um compromisso. A maioria das papeladas foi para o lixo e guardei apenas aquelas que mostravam essa "parte da história". Por exemplo, guardava as declarações de IRS e todos os comprovativos desde que comecei a trabalhar. Sim, guardava todos, mas sei que apenas os temos de guardar por 5 anos. Deitei tudo fora à excepção da declaração anual das Finanças e a folha com a declaração do total dos rendimentos, guardei os contratos de arrendamento das casas onde já vivi e um recibo de renda. Também sei que podiam ir para o lixo... mas um dia quando for velhinha posso dizer que "ainda sou do tempo em que uma renda de casa custava X". Mas atenção, isto foi um compromisso histórico! É importante dizer que houve coisas que também faziam parte da minha história (como bilhetes de avião, de cinema, entradas em exposições e esses foram à vida!).
Outra pasta que teve um grande tratamento foi a das faturas e comprovativos de pagamento. Tinha faturas desde 2009...lixo! Agora só tenho as de 2012. De futuro irei tentar aplicar a técnica, que sei que muita gente segue, de quando arquivar a fatura mais recente, elimino a mais antiga. Assim terei sempre apenas o arquivo de um ano. Quem sabe depois não passo a ter apenas um arquivo digital!?
Também agrupei informação de formações que fiz de maneira a diminuir o número de pastas. Alguma da informação, por estar já desatualizada e disponível noutros formatos, foi também para a reciclagem.
- todos os documentos e comprovativos de pagamento devem ser destruídos antes de reciclados. Tenho a sorte de ter acesso a uma destruidora de papel e foi lá que destrui tudo o que continha dados pessoais. O restante foi diretamente para o lixo ou para a reciclagem.
- menos 4 pastas de arquivo de lombada fina, muitas micas e muitos separadores disponíveis.
- é importante identificarmos pessoas/instituições que possam beneficiar da nossa missão. Neste caso trata-se de material de escritório mas se estivermos a falar de roupa, brinquedos, livros, utensílios de cozinha, entre tantas outras coisas, convém que tenhamos preparados não só o ecoponto de emergência que falava no Dia 1, mas também aqueles que irão beneficiar desses materiais