EXTREME MAKE OVER: o armário do wc
No armário da casa de banho guardamos muitas coisas das quais não nos servimos com grande regularidade. Cremes, pinturas, medicamentos, etc. É importante “dar uma volta” a este armário de vez em quando. Uma vez por ano, por exemplo. A melhor forma de mantermos o dito em ordem é… fazer compras inteligentes! Como é que fazemos isso? Pois bem, precisamos de ter em mente uma regra de ouro “saber o que gostamos, o que precisamos, o que usamos e o que nos fica bem”. Esta pode ser uma regra a usar também noutras compras, como roupa, e que ajudará também a poupar uns “trocos”.
1º Passo: Esvaziar o armário e analisar
Depois de tirar tudo do armário, bolsas, bolsinhas, caixas, gavetas e afins, agrupar os artigos segundo estas categorias:
Ocasiões especiais: aqueles produtos que nos fazem sentir estrelas de cinema mas que jamais usaríamos no nosso dia-a-dia e perguntar "porque é que gosto deste produto ou como ele me faz sentir?"
O que usamos com regularidade: apropriados para todas as ocasiões, os básicos da nossa rotina diária e ver o que é que funciona melhor connosco.
Coisas que nunca usamos ou estão fora de validade: porque é que eu te comprei? Porque é que não te uso? Estas perguntas podem ajudar a não voltar a comprar coisas que não usamos.
Coisas que podemos usar se… vou ou não vou usar-te? Se não te vou usar no curto/médio prazo… passas para o monte das coisas que não uso!
Produtos repetidos: a maioria dos produtos que temos repetidos (sombras, vernizes, rimel, etc) vai estragar-se até conseguirmos usá-los, por isso, ficamos com o que temos a uso e um outro – caso faça sentido e os restantes passam para as coisas que não uso.
2º Passo: Cada coisa no seu lugar
Agora que já seleccionámos os nossos produtos, podemos passar à arrumação. Sugestões:
Ocasiões especiais: guardar estes produtos juntos para quando precisarmos deles sabermos exactamente onde os encontrar
O que usamos com regularidade: colocar em local de fácil acesso
Coisas que nunca usamos: podemos dar a amigas e familiares
O que está fora da validade… lixo!
Coisas que podemos usar se… devem ficar todas juntas, se daqui a 6 meses, por exemplo, não lhes mexemos… damos a quem lhes dê uso
Produtos repetidos: guardar como se fosse uma despensa. A próxima vez que acabar o creme das mãos, vamos verificar se temos algum em stock em vez de ir logo comprar.