Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

Sobre a água

via

 

 

Cresci numa zona onde durante o Verão, e não só, volta e meia falhava a água. Era cortada como forma de racionamento desse bem escasso. Não era todo o dia, nem todos os dias, mas era algo recorrente. E por isso mesmo, entre outros motivos, também sou sensível a esta questão. Cada vez mais. E os motivos estão à vista de todos. Infelizmente. 

 

Há uns anos fiz uma prova de acesso a um curso onde havia uma pergunta da qual nunca mais me esqueci: quantos anos de água potável temos? Errei, claro. A resposta certa eram 40. E eu achava que eram mais. Desde essa data já passaram mais de 10 anos.

 

Como sou uma pessoa otimista, em vez de achar que sozinha não faço a diferença, vou adotando pequenas medidas para poupar água em casa:

 

  • Banhos de imersão só em sonhos! A quantidade de vezes que penso em como me sabia bem um banho de imersão é incalculável. E por vezes estou mesmo, mesmo, a preparar-me para isso quando penso na água e páro. Não consigo... Decidi por isso aproveitar ao máximo os banhos de mar no Verão. É o melhor banho de imersão que se pode ter!
  • Enquanto a água do duche está a aquecer, vai enchendo o regador de 9L com que depois rego os canteiros do meu prédio.
  • Nunca contabilizei o tempo que demoro a tomar duche mas tento que seja apenas o suficiente. Se há dias em que precisamos de estar um bocadinho mais debaixo de água? Há. Mas fundamental é ter consciência do impacto disso. E compensar!
  • Para lavar loiça encho primeiro um pequeno alguidar onde faço a lavagem em vez de lavar com a água a correr. A água de passar a loiça, quando não tem muito detergente, vai para o balde e serve para lavar o chão.
  • Se sobrar água nas refeições, rego umas plantas que estão dentro de casa em vez de deitar diretamente para o lavatório.
  • E temos a lavagem dos dentes. Torneira fechada. 

Sei que com estas minhas pequenas medidas não acabo com a seca mas... é melhor que nada!

Alguém tem mais sugestões?