Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

Edição Limitada

“Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”. Clarice Lispector

Não te esqueças da escova de dentes

IMG-20171231-WA0010[1].jpg

 

Quando andei a estudar o assunto "plástico", na altura do desafio do mês de Julho, houve duas coisas que me ficaram na cabeça: a quantidade de palhinhas consumidas, e a facilidade com que vão parar ao mar, e as escovas de dentes. Uma coisa tão básica que nem pensamos nela. 

 

Ora, por ano são produzidos 3,6 biliões de escovas de dentes em plástico e quase todas acabam por ir parar a aterros ou ao mar. Como ouvi nessa altura, a nossa primeira escova de dentes ainda anda por aí! Não é incrível?!

 

Como já disse, substituo a escova de dentes na mudança da estação (e nem quero fazer as contas para ver quantas escovas já terei usado na vida!). Com a chegada do Inverno chegou também a altura da mudança para a escova de bambú, algo que já tinha planeado há tempos. 

 

Já tinha convencido um dos meus colegas a fazer esta transição. Ele mudou primeiro que eu. O feedback foi positivo, embora me tenha dito que nas primeiras utilizações sentimos uma ligeira aspereza o que não acontece com as escovas de plástico que têm um plástico bem polidinho. E eu concordo com ele. Mas é como se costuma dizer: primeiro estranha-se, depois entranha-se.

 

Estas escovas estão à venda sobretudo em lojas biológicas, ou de produtos a granel (eu ainda não vi à venda em nenhuma grande superfície). Contudo, e para quem não tenha fácil acesso a uma destas lojas, ou até tenha alguma preguiça, há uma empresa portuguesa que torna esta troca de escovas num processo mais fácil e rápido. 

 

The Bam & Boo Toothbrush envia uma escova de dentes para a nossa morada, com a periodicidade que definirmos. É uma subscrição de escovas de dentes: escolhemos a cor que queremos (5 cores à escolha), a frequência do envio e depois recebemos a escova na caixa do correio. As escovas são de bambú cultivado de forma sustentável e são biodegradáveis, só as cerdas é que são de nylon (sem BPA). Há tamanho para adultos e tamanho para criança. Cada escova tem um custo de 4.99€ e não se pagam portes de envio. Apesar de ter comprado a minha numa loja bio acompanhei o processo da compra do meu colega e por isso posso dar referências. :)

 

5€ por uma escova de dentes é muito, é verdade. Mas é um preço a pagar por um papel que queremos ter na preservação do planeta. Nalguns casos, como até é o meu, é também uma questão de saúde uma vez que o plástico tem nela um impacto ainda mais negativo.

 

Já alguém fez esta troca: plástico por bambú? Ficaram curiosos? Estão a pensar experimentar?

 

 

6 comentários

Comentar post